domingo, 23 de setembro de 2007

Aspectos que caracterizam a globalização económica

O FMI e o Banco Mundial consideram a globalização boa para o crescimento dos países em vias de desenvolvimento, mas não por si só.

A globalização permite a um país crescer sempre que se liberalize o comércio e os mercados de capitais, e se mantenha uma rígida política fiscal e monetária.

O seu propósito é aumentar o crescimento com baixa inflação e sem défice fiscal.

A este conjunto de regras que deveria cumprir um país subdesenvolvido para se converter num país desenvolvido dá-se o nome de “Consenso de Washington”.

É este consenso que não só confere à globalização as suas características dominantes, como também legitima estas últimas como sendo as únicas possíveis ou as únicas adequadas.

Sendo também conhecido por “Consenso Neoliberal”, o Consenso de Washington adquiriu o seu nome pelo facto de ter sido em Washington em meados da década de 80, que ele foi subscrito pelos Estados Centrais do sistema mundial, as politicas de desenvolvimento, e especificamente o papel do Estado na economia.

Nem todas as dimensões da globalização estão inscritas do mesmo modo neste Consenso, mas todos são afectados pelo seu impacto.

São então considerados princípios que se têm como desejados para assegurar o crescimento económico.

Segundo o Consenso de Washington o Estado deve intervir cada vez menos na economia porque esta tem princípios auto reguladores.

A economia deve ser cada vez mais dominada e regulada por um sistema financeiro à escala global, daí a importância de agências financeiras como o Banco Mundial e o FMI.

Os processos de produção devem ser flexíveis e multilocais, ou seja, as empresas multinacionais não se devem prender pelas fronteiras nacionais.

Esta economia deve assentar no baixo custo dos transportes e nas tecnologias de informação e comunicação.

No que concerne as políticas económicas nacionais, estas devem abrir-se ao mercado mundial e os preços nacionais devem adaptar-se aos preços internacionais.

Deve dar-se prioridade à economia de exportação, promover-se a redução da inflação e da dívida externa.

Desenvolver a protecção aos direitos de propriedade, o sector empresarial do estado deve ser privatizado, pois as empresas privadas são mais eficientes que as estatais.

Por fim deve haver uma redução das políticas sociais do estado.

Desta politica económica resultou o aumento da produção à escala mundial a um ritmo de 20% anualmente, só que tem-se assistido a um aumento das desigualdades sociais, usamos como indicadores a saúde, esperança média de vida à nascença, análise das condições de vida de uma população.

Sem comentários: