domingo, 23 de setembro de 2007

O consenso de Washington na América Latina e na Ásia Oriental


O primeiro país a aplicar as medidas do Consenso de Washington foi o Chile. Privatizaram-se empresas estatais e efectuou-se uma importantíssima abertura da economia, mantendo-se uma política fiscal monetária responsável.

Seguiu-se o México, nos governos entre 1982 e 1994, onde foram efectuadas várias reformas estruturais, reduzindo-se o défice fiscal e liberalizaram-se gradualmente o comércio.

Outros países nos quais se aplicou durante a década de 90 o Consenso de Washington, foram o Brasil, Argentina, Rússia e vários países da Europa Oriental.

Para o Banco Mundial as politicas do Consenso influenciaram positivamente o Milagre da Ásia Oriental, assinala que o Japão, Coreia, Singapura, Taiwan, China, Indonésia, Malásia, Hong-Kong e Tailândia, tiveram um rápido crescimento acompanhado de uma diminuição nas desigualdades sociais.

Ainda que se reconheça a influência da acumulação de recursos humanos, as políticas estatais de promoção das exportações e algumas intervenções do estado distorcendo os preços e dando subsídios as empresas, é atribuída como principal causa da dita performance, uma administração macroeconómica eficiente, que gera um ambiente estável propício para fomentar o investimento privado, a flexibilidade dos mercados laborais asiáticos também é destacada, pois permite elevar os níveis de emprego e consequentemente aumentar os salários, à medida que melhora a produtividade do trabalho derivado dos avanços tecnológicos permitindo um aumento dos investimentos.

Em suma, à que destacar que na prática, nenhum país aplicou todas as recomendações do Consenso de Washington.

Sem comentários: