domingo, 23 de setembro de 2007

Como e quando começou a globalização: 4 hipóteses quanto à sua origem e génese

Quando analisamos a origem da globalização podemos destacar vários marcos importantes ao longo da história, possíveis de marcarem o seu arranque, assim como autores que defendem diferentes origens.

Desta forma salientamos então quatro origens possíveis.

Á quem defenda que a globalização esta em curso desde a aurora dos tempos, tendo a partir daí os seus efeitos vindo a aumentar e tendo ocorrido recentemente uma aceleração.

Temos como segunda hipótese, a constatação de que o actual período de globalização dá continuidade à expansão do capitalismo e do Ocidente, iniciada com os descobrimentos.

Na terceira hipótese verificamos que a globalização é contemporânea da modernidade e do desenvolvimento do capitalismo ocorrida sobretudo no séc. XIX, e só recentemente conheceu uma aceleração.

Por último, temos a quarta hipótese que refere que a globalização é um fenómeno recente associado a outros processos sociais, designado como pós-industrializaçao, ou pós modernização.

Na minha opinião a globalização começou na aurora dos tempos, quando o ser humano começou a evoluir e as primeiras civilizações trocaram contactos.

Esses contactos entre os povos difundiram linguagens e modos de vida, nos últimos tempos, com a banalização dos meios de comunicação a globalização teve uma aceleração bastante rápida.

Sem comentários: